A formiguinha e a esteira rolante

ANTS

Formigas-lava-pés. Foto: Stephen Ausmus (detalhe). Fonte: http://www.ars.usda.gov/is/graphics/photos/dec04/k11622-1.htm

 

*

Uma formiguinha caminha em cima de uma esteira rolante. Ela deve ter seus motivos. Mas, para quem observa o movimento de fora, seu vaivém parece aleatório. Subjugada pelas premências do presente imediato e confinada em uma consciência quase bidimensional, ela se move para lá e para cá como barata tonta, sem saber que a esteira a carrega para frente.

*

Mas, exatamente por que a esteira avança, em algum ponto da trajetória, a formiguinha desloca seu senso de identidade: do formigueiro para a minúscula cabeça. Deixa de ser um número para se tornar um ego. É uma revolução! Porém, sem saber ainda como utilizar corretamente o novo recurso, ela começa a querer levar vantagem em tudo. Logo, passa a explorar e a oprimir suas semelhantes, a perseguir e a eliminar suas oponentes, e a produzir um grande estrago no pequeno segmento da esteira que ocupa. Não suporta quem seja diferente. Mesmerizada diante da tela de seu smartphone, fica imóvel por horas a fio. Depois, sentindo-se poderosa, volta a caminhar, repetindo em voz alta as últimas lições aprendidas na televisão.

*

Porém, o movimento da esteira continua. E, por força dessa tração irresistível, em um novo ponto da trajetória, talvez depois de um milhão de encarnações, a formiguinha começa a entender alguma coisa, e a gostar de entender, e a querer entender cada vez mais. Entendendo, eventualmente se dá conta do arraste da esteira, e da influência que isso exerce em sua vida. Ter e dominar parecem-lhe, agora, objetivos mesquinhos, irrisórios, ilusórios. Indo além, percebe que ela, a esteira e o narrador que a observa são o Mesmo: diferentes manifestações da Realidade Unitária.

*

Nota

Publiquei pela primeira vez esta historinha como parte do artigo “O itinerário da consciência”. Uma conversa entre amigos me motivou a publicá-la de novo.

“O itinerário da consciência” pode ser acessado em https://josetadeuarantes.wordpress.com/2018/06/15/o-itinerario-da-consciencia-2/

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: