Kabir: outros poemas

Kabir 2

Estes versos de Kabir são alguns daqueles que foram incluídos pelos siques em seu livro sagrado, o Guru Granth Sahib. Eles não fazem parte da coleção de 100 poemas que foi vertida por Rabindranath Tagore ao inglês e recriada por mim em português (Kabir: Cem Poemas – Attar Editorial, 2013). Refiz estes versos a partir de diferentes traduções em língua inglesa.

——————————————————————————————————————————————————————————-

Não sejas vaidoso, Kabir.

És apenas pele sobre ossos.

*

Mesmo os que cavalgam sob guarda-sóis [1]

Serão enterrados depressa na lama.

——————————————————————————————————————————————————————————–

Irmão, o acesso à autorrealização é minúsculo:

Um décimo do tamanho do grão de mostarda.

*

Se a mente permanece um desajeitado elefante,

Como poderá atravessar essa porta?

——————————————————————————————————————————————————————————-

Ó Kabir, um fogo por todos os lados

Consumiu a casa feita de madeira.

*

Os eruditos pereceram nas chamas,

Enquanto os ignorantes escaparam.

——————————————————————————————————————————————————————————–

É em meu Eu que o Amado reside

Ou é meu Eu que reside no Amado?

*

Já não sei o que é o meu Eu. Já não sei o que é o Amado.

O que carrego comigo neste corpo, meu Eu ou o Amado?

——————————————————————————————————————————————————————————–

Nota

[1] Cavalgar sob guarda-sóis é um símbolo de imponência, associado a reis e outros personagens ilustres.

——————————————————————————————————————————————————————————–

Leia também neste blog

https://josetadeuarantes.wordpress.com/2012/03/22/12-poemas-de-kabir/

https://josetadeuarantes.wordpress.com/2012/11/30/satguru-mais-um-poema-de-kabir/

https://josetadeuarantes.wordpress.com/2012/03/05/kabir-o-tecelao-da-palavra/

 

 

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Venho agradecer o belíssimo texto e pesquisa sobre a vida de Kabir!

    Na tradição de Siddha Yoga, nossa mestra Gurumayi Chidvilasananda nos ensina sobre Kabir através do bhajan Nacho Re Mero Mana, que ela nos traduz da seguinte forma:

    Dance meu coração, dance hoje em êxtase!
    Dance meu coração, dance hoje em êxtase!
    O amor preenche os dias e as noites com música e o mundo escuta sua melodia.

    No jorrar desse amor divino, os planetas e as estrelas estão dançando em êxtase.
    No jorrar desse amor divino, os planetas e as estrelas estão dançando em êxtase.
    Cada novo nascimento de uma alma é motivo de grande alegria.
    As colinas, o mar, a terra dançam.
    Toda a humanidade celebra este êxtase com risos e lágrimas.
    Dance meu coração, dance hoje em êxtase!

    Apenas usar trajes de monge ou sacerdote, não é suficiente!
    Apenas fazer pranayamas, para cima e para baixo, para cima e para baixo, não é suficiente!
    Porque se afastar deste mundo?
    O que importa é a chama do amor acesa no coração.
    Veja! Meu coração dança no deleite das mil artes
    e o Criador é atraído pelo meu amor
    Dance meu coração, dance hoje em êxtase!

    Obrigada! Pela profundidade de seu trabalho!

    Responder

Deixe um comentário

